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O auditório do Rapport Hotel em Juazeiro foi o palco da apresentação da segunda edição do Festival Sabores de Juazeiro, realizado na terça-feira (9), para representantes da imprensa do Vale do São Francisco, empresários do segmento de alimentos e bebidas, autoridades locais e convidados.
Com o tema “Os Frutos do São Francisco”, a edição acontecerá de 14 a 30 de outubro de 2022, e busca valorizar a diversidade de sabores, produtos, ingredientes e insumos da rica cadeia produtiva regional, nos segmentos da fruticultura, pesca, ovinocultura e caprinocultura, fomentando o turismo gastronômico regional e transformando o festival num produto econômico e cultural. Empresárias e empresários com interesse em participar podem se inscrever por esse link. Já o regulamento pode ser acessado nesse link.
Durante o evento, o secretário municipal Sérgio Fernandes, da pasta da Cultura, Turismo e Esportes, em nome da prefeita Suzana Ramos, anunciou a inclusão do Festival Sabores de Juazeiro no calendário de eventos da cidade. Fernandes considera a realização do festival como “um gol de placa”.
Segundo o secretário, “o evento consegue movimentar a economia da cidade, fortalecer os estabelecimentos da gastronomia, principalmente nesse retorno de um período difícil provocado pela pandemia. Sem dúvida, o festival veio para ficar”.
Parceira do festival desde a primeira edição, a gerente de marketing do aplicativo pede.ai, Sara Aguiar, destacou a participação no evento. “Nossa empresa está muito feliz em participar, pelo segundo ano seguido, de mais um evento vencedor, que envolve não só Juazeiro, mas também Petrolina. Nossa estimativa é de quebra de recordes, principalmente com a chegada da categoria Drinks, que vai atrair um novo público para o festival”, assegurou.
Desafios
Em relação à primeira edição, realizada em 2021, um dos grandes desafios, reconhecem os promotores, será superar os números consolidados naquela ocasião, que superaram todas as expectativas, desde a quantidade de participantes, pratos inscritos e receita adquirida pelas empresas, até o alcance superior a 1 milhão de visualizações nas redes sociais, que trouxeram para o Festival R$ 678.306,24 em mídia espontânea.
Para Carlos Cointeiro, gerente regional do Sebrae em Juazeiro, o festival faz parte do processo da retomada econômica dos empreendimentos da alimentação fora do lar. “Nós temos a expectativa que esse ano supere a marca de 2021 em todos os aspectos”, pontuou.
Cointeiro também aposta na temática escolhida para o evento. “Para o consumidor, a escolha do tema ‘Os Frutos do São Francisco’ é um convite e uma provocação para valorizar a diversidade da nossa cadeia produtiva nos segmentos da fruticultura, pesca, ovinocultura e caprinocultura, tendo esse ano a presença da categoria Drinks produzidos à base da vasta oferta de frutas na região”.
Quanto à oficialização do Festival no calendário de eventos do município, o gerente considera uma missão cumprida dentro do trabalho do Sebrae, idealizador do projeto. “O Sebrae tem essa importância como instituição e nós, como colaboradores, estamos lá para realizar essa missão. Quando isso acontece, é a prova de que o que foi concebido pelo Sebrae está sendo cumprido. Esses legados fortalecem a economia do município e o ambiente de negócios para que novos empreendedores se sintam, cada vez mais, incentivados e seguros para poder investir na cidade”, finaliza.
Novidades
Além do novo tema, o festival terá outras novidades. Cada estabelecimento poderá inscrever seus pratos em até duas categorias, que esse ano oferece a opção Drinks. Outro destaque é a participação de um influenciador digital local que vai comandar o quadro “Vumbora” nas redes sociais, identificando e detalhando os pratos concorrentes. Durante a mostra gastronômica, um chef de cozinha vai ministrar uma aula para apreciação do público.
Realização
O Festival Sabores de Juazeiro – Os Frutos do Rio São Francisco – é uma realização conjunta do Sebrae, Prefeitura Municipal de Juazeiro, Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem e Alimentação do Município de Juazeiro (SINDHAJ), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Juazeiro (Sindilojas), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), TV São Francisco, Associação Comercia, Industrial e Agrícola (ACIAJ), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Senac, Senai e apoio do aplicativo de delivery pede.ai.
Programação
14 de outubro – Cerimônia de abertura;
14 a 30 de outubro – funcionamento dos restaurantes para atendimento ao público de forma presencial ou delivery;
15 de outubro – aula do chef na feira;
7 de novembro – cerimônia de encerramento.
Ascom