Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Missa, exposição dos trabalhos das Pastorais Sociais, apresentações musicais, contação de história, poesia, cordel e comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanatos fizeram parte da 6ª Festa da Vida realizada no último sábado (15), na Praça da Catedral Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro. O momento de celebração da vida e das Pastorais Sociais reuniu centenas de pessoas, que deixaram a Praça repleta de alegria e fé.
As Pastorais Sociais são a ação da Igreja Católica no mundo em prol dos grupos marginalizados da sociedade, em defesa da vida e da dignidade humana. Assim, um dos objetivos da Festa da Vida é “Dar visibilidade, animar, encorajar e quem sabe também atrair novas pessoas para se somar nas diversas missões e atividades das pastorais sociais, dos grupos e organismos”, destacou o bispo Dom Beto Breis.
Ao visitar os estandes montados na Praça, o público conheceu um pouco do trabalho realizado pelas oito Pastorais Sociais: Pastoral Carcerária, Pastoral da Criança, Pastoral da Educação, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Mulher, Pastoral da Saúde, Comissão Pastoral da Terra e Conselho Pastoral dos Pescadores que integram a Diocese de Juazeiro.
A educadora popular do Conselho Pastoral dos Pescadores, Risoneide da Silva, ressaltou a importância da realização da Festa da Vida para que a sociedade conheça o trabalho realizado em defesa dos mais pobres. “A Festa da Vida é um momento em que a gente tem condições de mostrar para a comunidade de certa forma, o trabalho das Pastorais Sociais que muitas vezes é invisibilizado (…), as Pastorais Sociais estão nos lugares em que as comunidades mais empobrecidas se encontram, que vivem em situação de vulnerabilidade social”.
A presença de mulheres, homens, crianças, jovens, adultos e idosos na celebração da Festa da Vida mostra a força da coletividade em prol de um bem comum, a defesa da vida. Ao vê a Praça repleta de pessoas, o líder da Pastoral da Criança, João Dias, falou sobre o sentimento de alegria ao expor o trabalho realizado com tanta dedicação. Ele contou também que “Através da Festa da Vida, a gente conseguiu colher novos missionários para a Pastoral da Criança onde a gente pôde ampliar nossa missão, principalmente, dentro da cidade de Juazeiro (…), chegando em mais comunidades”.
A Festa da Vida é realizada sempre após o domingo de Páscoa, compondo o calendário diocesano.
Texto e Fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa