Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

História não contada e Educação Contextualizada em Sobradinho

screenshot_29

Os/as jovens que participam da 30° Escola de Formação das Juventudes do Semiárido visitaram hoje (14), o cruzeiro da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, e conheceram a história não contada da desapropriação de cerca de 72 mil pessoas que tiveram suas vidas e culturas inundadas para a construção da Barragem que prometia desenvolvimento. Mas, desenvolvimento para quem?

A barragem contribuiu para o crescimento do agronegócio com o monocultivo e a piscicultura, através dos tanques de rede em formato de gaiolas para a criação de tilápia. Modelos que beneficiam apenas os grandes empreendimentos e destroem a natureza, os modos de vida, as culturas e tradições.

Na Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS), os jovens puderam compreender como funciona a pedagogia da alternância da Escola, que inclui plano de estudo realizado nas comunidades dos/as estudantes; caderno da realidade, onde são sintetizadas as informações adquiridas nas comunidades; projeto de vida dos estudantes que é desenvolvimento na comunidade, dentre outras. Metodologias que dialogam com os princípios da Educação Contextualizada, de modo a trabalhar o contexto no qual os/as estudantes estão inseridos/as.

Além disso, os jovens da formação puderam conhecer algumas tecnologias de Convivência com o Semiárido, como: Reator UASB coletivo, viveiro, quintal produtivo, galinheiro, sistema integrado (compostagem, fruteiras, pomar), agrocaatinga, forragem, casa de ração e Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

A 30° Escola de Formação das Juventudes do Semiárido conta com aporte financeiro de projetos com a cooperação internacional para viabilizar essa ação. Nesta edição, a Instituição segue com o apoio da MISEREOR.

Além disso, entraram na parceria o Projeto Baraúnas dos Sertões, uma iniciativa da Rede ATER Nordeste de Agroecologia, Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), do GT de Mulheres da ANA. As ações do Baraúnas dos Sertões, que também têm como um dos objetivos a formação de juventudes, são realizadas em parceria com: Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Deixe seu comentário: