Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Encontro de Planejamento Estadual da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) na Bahia, realizado nesta segunda (31) e terça-feira (01), em Feira de Santana, teve como objetivo organizar as ações da rede para 2025 e 2026. Para isso, o momento contou com análise de conjuntura política, olhando para o cenário nacional, estadual e os desafios a serem enfrentados pela ASA nos próximos anos.
Cerca de 30 representantes das organizações da sociedade civil que integram a ASA Bahia participaram do Encontro, colaborando com as discussões e a construção do planejamento que tem como eixos centrais os temas: Organização e Fortalecimento Institucional; Formação; e Incidência Política, tendo a comunicação como estratégia essencial para contribuir no fortalecimento das ações.
O membro da coordenação da ASA Bahia, e secretário executivo do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), Climério Vale, destaca o quanto esse momento de construção é fundamental para a rede. “A gente sabe a importância de planejar para que a articulação possa agir de forma mais coordenada, no âmbito da formação, da incidência política como estratégia para provocar os diversos setores da sociedade para a importância da implementação da política de Convivência com o Semiárido”, enfatiza.
A integrante da coordenação executiva da ASA Bahia e coordenadora do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), Márcia Muniz, complementa: “planejar as concretas, como é que a gente se organiza melhor em relação ao trabalho que a ASA desenvolve. Então, isso direciona as ações das organizações locais, no sentido de pensar ações de estratégia para o fortalecimento da Asa, que se dá a partir desse conjunto de ações que vêm sendo realizadas por esse coletivo”.
Momentos como esse possibilitam a elaboração de propostas de forma coletiva e aproxima as organizações que integram a ASA Bahia, essa rede que continua incidindo na construção e efetivação de políticas públicas em prol da Convivência com o Semiárido.
Texto: Lorena Simas
Fotos: Brice Reis e Jacqueline Viana
Coletivo de Comunicação da ASA Bahia