Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Às vésperas das celebrações de final de ano, as comunidades quilombolas podem celebrar mais uma entrega referente à regularização dos territórios quilombolas no Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto, consolidando interesse social, para fins de desapropriação, os imóveis rurais abrangidos pelo território quilombola Minador, localizados no município de Novo Oriente, no Ceará.
A assinatura faz parte de um conjunto de entregas do Governo Federal fundamentais para garantir a regularização fundiária e a titularidade desses territórios. Essa ação de desapropriação assegura que as terras privadas dentro dos territórios quilombolas sejam disponibilizadas para o uso coletivo, respeitando a tradição e o vínculo das comunidades com a terra.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que mais comunidades quilombolas terão seus direitos protegidos e assegurados. Ela destaca o papel do Ministério da Igualdade Racial (MIR) de acompanhar e assistir o Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) nos processos de regularização dos territórios quilombolas.
“A titulação de terras é uma demanda histórica dos povos quilombolas em todo o Brasil e uma das nossas prioridades. Estamos em constante diálogo com a população quilombola e na promoção da sua autonomia e sustentabilidade”, ressalta a ministra
Confira a lista de outros territórios quilombolas que tiveram seus decretos publicados em 2024:
TQ Jaó
TQ Sítio Pavilhão
TQ Arvinha
TQ Cangume
TQ Aroeira
TQ Capão das Gamelas
TQ São Roque
TQ Morro Redondo
TQ Curral da Pedra
TQ Alto da Serra do Mar
TQ Alcântara
TQ São Pedro
TQ Macacos
TQ Pitombeira
TQ Barra de São Pedro do Bairro Galvão
TQ Pitanga de Palmares
TQ São Benedito
TQ Marobá dos Teixeira
TQ Depósito
TQ Lagoa Grande
TQ Vicentes
TQ João Surá
TQ Jetimana e Boa Vista
TQ Porto Velho
TQ Iúna
TQ Caonge
TQ de Volta
TQ Desterro
TQ Ladeiras
TQ Sacopã
Bahia BA