Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

50000000
No comando: Momentos de Luz

Das as

rosario
No comando: Terço dos Homens

Das 06:00 as 06:30

indice
No comando: Acorda Sertão

Das 06:00 as 08:00

boi-na-faixa
No comando: Boi na Faixa

Das 06:30 as 08:00

whatsapp-image-2023-05-13-at-11-56-18
No comando: A vida em foco

Das 08:00 as 08:30

am6212
No comando: Momento do Rei

Das 08:00 as 09:00

bdc
No comando: Bom Dia Comunidade

Das 08:00 as 09:00

nilton-show
No comando: Sábado Show

Das 10:00 as 12:00

cotidiano
No comando: Cotidiano

Das 10:30 as 11:30

logo-alcoolicos-anonimos
No comando: A.A Alcoólicos Anônimos

Das 11:00 as 12:00

A escola municipal Furtado Leite, na comunidade Pereiros, em Nova Russas (CE), recebeu a primeira das 5 mil cisternas que serão construídas em escolas públicas rurais do Semiárido até 2016
No comando: Nossa Terra Nossa Gente

Das 11:00 as 12:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 12:00 as 18:00

maxresdefault
No comando: Programa Show da Fé

Das 13:00 as 13:30

No comando: Programa Palavra Profética

Das 13:30 as 13:00

sabadao-pop
No comando: Sabadão Pop

Das 14:00 as 16:00

14522881_1694172120904856_8712305315181736338_n
No comando: No Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

terreira-da-fazenda
No comando: Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

viola-minha-viola
No comando: Viola minha viola

Das 14:00 as 16:00

whatsapp-image-2024-04-14-at-12-10-31
No comando: Negratitude

Das 16:00 as 18:00

alessandro
No comando: Interligados

Das 16:00 as 18:00

conexao
No comando: Conexão Jamaica

Das 18:00 as 20:00

aroeira
No comando: Podcast Aroeira

Das 18:15 as 17:00

hora-de-correr-lindos-exemplos-de-sites-de-esporte-00
No comando: ZABELÊ ESPORTE

Das 18:15 as 19:00

blog-617
No comando: A Voz do Brazil

Das 19:00 as 20:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 20:00 as 00:00

biblia
No comando: O Evangelho nos fala Hoje

Das 20:00 as 20:15

pascom
No comando: Ritmo Pastoral

Das 20:15 as 20:45

pm
No comando: Programação Livre

Das 21:00 as 00:00

tovinho-regis
No comando: Blues da Zabelê

Das 21:00 as 23:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 22:00 as 00:00

alto-astral
No comando: Alto Astral

Das 09h30min as 11h

Campanha Não troque o Seu Voto retorna às ruas pelo voto consciente no combate à sede e à fome no Semiárido

Compartilhe:
naotroqueseuvoto

A ASA-Articulação Semiárido é uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto político da convivência com o Semiárido. É uma rede porque é formada por mais de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s, Oscip.

Essa semana a ASA lançou a Campanha Não troque o Seu Voto retorna às ruas pelo voto consciente no combate à sede e à fome no Semiárido. Confira texto reproduzido.

A água é um dos recursos naturais mais preciosos do Semiárido. Diante disso, barganhar voto por esse bem comum, prática também conhecida como clientelismo, é histórica na região. O contexto atual, no qual um milhão de pessoas ainda não têm acesso à água de consumo humano no Semiárido, e no qual, a insegurança alimentar atinge, em todos os níveis, mais pessoas na região Nordeste, de acordo com o 2º Inquérito VIGISAN, é um terreno fértil para as tentativas de compra de voto.

É neste cenário sobre o qual a nuvem da desigualdade social voltou a pairar sobre as famílias agricultoras do Semiárido, que a Campanha Não Troque o Seu Voto retorna às ruas, a partir desta semana. Em sua sexta edição, a mobilização defende o voto em programas de governo, que considerem o desenvolvimento, por meio da garantia do acesso à cidadania das famílias agricultoras do Semiárido.

A campanha é orientada por diretrizes frutos de um debate político, mobilizado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), durante a sua primeira plenária nacional realizada presencialmente, no final de maio deste ano, envolvendo representações de organizações membro dos dez estados do Semiárido. Na ocasião, foram discutidos problemas relacionados à escassez hídrica, à fome, à insegurança alimentar, à violência contra a mulher rural, dentre outros temas. As propostas de políticas públicas para combater esses problemas estão reunidas na  Carta “ASA por um Semiárido vivo”. Esse documento, além de orientar a pauta política das organizações nestas eleições, tem sido usado como ferramenta de negociação com candidatos e candidatas às eleições de 2022.

Considerando que o combate às desigualdades sociais na região semiárida dependem de ações sistemáticas e não pontuais, a mensagem desta edição defende e orienta o voto em projetos de governos alicerçados no bem estar social. Defende o voto pelo retorno dos programas de acesso à água, por apoio à agricultura familiar agroecológica, pela recuperação da Caatinga e do Cerrado, em defesa dos quintais produtivos e da produção e armazenamento de sementes e pelo combate à violência contra a mulher rural. A importância de votar em mulheres comprometidas com mulheres também está na pauta desta edição. A ideia é ampliar a presença feminina no Congresso Nacional, hoje restrita a 15%, e no Senado Federal, que não ultrapassa 13%, além dos poderes executivos estaduais.

Os conteúdos serão veiculados em formato de spots, vídeos, entrevistas e trabalhados em ações nas redes sociais. Os materiais serão compartilhados com a Rede de Comunicadores/as Populares da ASA, ligados às mais de três mil organizações membro e que têm acesso às famílias rurais, localizadas nas  comunidades mais remotas. Essa rede, mais do que acesso, possui a confiança e cultiva um diálogo estreito com essas famílias, o que facilita o compartilhamento, mas também a compreensão das mensagens. Entrevistas e matérias sobre a campanha também serão trabalhadas no endereço www.asabrasil.org.br.

HISTÓRICO: Em 2012, ano no qual a Campanha não troque o seu voto por água estreou, a presença das cisternas nas vidas das famílias já era uma realidade e a região semiárida já caminhava rumo à meta de 1 milhão de tecnologias implementadas. Essas implementações aconteceram, por meio de políticas públicas de governo e mostraram que a água era um direito e não um favor. As famílias já desfrutavam da autonomia hídrica e política. Essa, inclusive, era a mensagem central da primeira edição da campanha “Não Troque Seu Voto por Água. A Água É Um Direito Seu!”.

As peças traziam dados sobre as conquistas sociais alcançadas pela população, de forma democrática, como também orientava a pesquisar, analisar e votar apenas em candidatos e candidatas comprometido/as com políticas públicas voltadas à agricultura familiar, a agroecologia e à convivência com o Semiárido de um modo geral. Já em 2018, com a mudança no cenário político, a Campanha amplia a sua abordagem e passa a se chamar Campanha Não Troque o Seu Voto. A ideia dialoga com o contexto político da época, marcado pela redução de investimentos em políticas de bem estar social, por meio da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 95. Naquele  ano, o Programa Cisternas já enfrentava os cortes mais drásticos de orçamento registrados desde 2015.

Além disso, o Brasil havia retornado ao Mapa da Fome, o que significa que mais de 2,5% do total da população se encontrava em situação de insegurança alimentar grave. Com o agravamento das desigualdades sociais, a população fica mais vulnerável. Desta forma, muito mais do que a troca do voto por água, havia o risco de aliciamento de políticos clientelistas, ofertando cestas básicas e até o pagamento de contas de luz. Nessa nova abordagem, são pautadas questões como o que é democracia e qual a importância de votar para que este sistema mantenha-se fortalecido, pela  manutenção das conquistas sociais, pelo caminho das políticas públicas de governo, além da importância de ampliar a representatividade nas composições das casas legislativas e executivas, elegendo mulheres, negros e negras e pessoas LGBTQIA +.

Articulação Semiárido

Deixe seu comentário: