Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na manhã desta quarta feira (6), uma equipe do PNB, em passagem pelo Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, percebeu a movimentação de trabalhadores realizando obras no espaço cultural.
O fato chamou atenção de nossa equipe que já produziu algumas reportagens sobre o fechamento do centro cultural, e a luta da classe artística pela reforma do espaço, há 5 anos aguardando por uma intervenção na sua estrutura.
Em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, confirmamos que as obras de reforma foram iniciadas nesta terça-feira (5).
A SecultBA, procurada pelo PNB, informou que “as obras de requalificação estruturante do Centro de Cultura João Gilberto, no município de Juazeiro estão estimadas em R$ 1,8 milhão. As intervenções foram iniciadas nesta terça-feira, dia 05 de julho e a previsão é que os serviços sejam finalizadas em quatro meses, quando a sociedade civil e comunidade cultural de Juazeiro e região poderão realizar atividades e fruir cultura”.
Ainda de acordo com informações obtidas pelo PNB, a obra começou após uma visita da Superintendência de Patrimônio do Estado e engenheiros da empresa responsável pela reforma.
No local, observamos a retirada dos compensados para liberação de todas as portas de vidro, que deverão receber novas portas, com trancas e barras antipânico, um dispositivo que tem como função a abertura imediata da porta a partir do seu acionamento.
Anúncio
Em abril deste ano, durante visita a Juazeiro, o Governador Rui Costa anunciou que o João Gilberto seria reformado e ganharia equipamentos tecnológicos novos.
“O processo de licitação deve acontecer nos próximos dias e vencida esta etapa, vamos iniciar rapidamente a reforma completa do Centro de Cultura. A obra deve iniciar em algumas semanas, pois já determinei a reforma e aquisição de equipamentos tecnológicos”, declarou.
CCJG
Fechado há cerca de 5 anos, a reforma do espaço cultural, que serve aos municípios do Território São Francisco, era aguardada pela classe artística do município e região.
Em 2019, um grupo de artistas realizou uma Virada Cultural para chamar a atenção das autoridades para a necessidade de reforma do espaço, com estrutura já bastante precária e insuficiente para as atividades dos fazedores de cultura da região.
Redação PNB