Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

50000000
No comando: Momentos de Luz

Das as

rosario
No comando: Terço dos Homens

Das 06:00 as 06:30

indice
No comando: Acorda Sertão

Das 06:00 as 08:00

boi-na-faixa
No comando: Boi na Faixa

Das 06:30 as 08:00

whatsapp-image-2023-05-13-at-11-56-18
No comando: A vida em foco

Das 08:00 as 08:30

am6212
No comando: Momento do Rei

Das 08:00 as 09:00

bdc
No comando: Bom Dia Comunidade

Das 08:00 as 09:00

nilton-show
No comando: Sábado Show

Das 10:00 as 12:00

cotidiano
No comando: Cotidiano

Das 10:30 as 11:30

logo-alcoolicos-anonimos
No comando: A.A Alcoólicos Anônimos

Das 11:00 as 12:00

A escola municipal Furtado Leite, na comunidade Pereiros, em Nova Russas (CE), recebeu a primeira das 5 mil cisternas que serão construídas em escolas públicas rurais do Semiárido até 2016
No comando: Nossa Terra Nossa Gente

Das 11:00 as 12:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 12:00 as 18:00

maxresdefault
No comando: Programa Show da Fé

Das 13:00 as 13:30

No comando: Programa Palavra Profética

Das 13:30 as 13:00

sabadao-pop
No comando: Sabadão Pop

Das 14:00 as 16:00

14522881_1694172120904856_8712305315181736338_n
No comando: No Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

terreira-da-fazenda
No comando: Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

viola-minha-viola
No comando: Viola minha viola

Das 14:00 as 16:00

whatsapp-image-2024-04-14-at-12-10-31
No comando: Negratitude

Das 16:00 as 18:00

alessandro
No comando: Interligados

Das 16:00 as 18:00

conexao
No comando: Conexão Jamaica

Das 18:00 as 20:00

aroeira
No comando: Podcast Aroeira

Das 18:15 as 17:00

hora-de-correr-lindos-exemplos-de-sites-de-esporte-00
No comando: ZABELÊ ESPORTE

Das 18:15 as 19:00

blog-617
No comando: A Voz do Brazil

Das 19:00 as 20:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 20:00 as 00:00

biblia
No comando: O Evangelho nos fala Hoje

Das 20:00 as 20:15

pascom
No comando: Ritmo Pastoral

Das 20:15 as 20:45

pm
No comando: Programação Livre

Das 21:00 as 00:00

tovinho-regis
No comando: Blues da Zabelê

Das 21:00 as 23:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 22:00 as 00:00

alto-astral
No comando: Alto Astral

Das 09h30min as 11h

Crise econômica faz milhares de alunos migrarem da rede privada para a pública

Compartilhe:
imagem_noticia_5-1

A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus está provocando a migração de alunos da rede particular para a pública.

Só no Paraná, o fenômeno já atingiu 7.763 estudantes nos últimos dois meses, de acordo com a secretaria de educação do estado.

Em nível nacional, o cenário ainda é desconhecido, já que muitos estados ainda estão coletando os dados de entrada de estudantes na rede pública.

O Paraná foi um dos primeiros estados a implementar a educação a distância na rede pública em decorrência da pandemia, no início de abril. As aulas são transmitidas na TV aberta, por aplicativos de celular, no YouTube e, para os alunos sem acesso digital, por meio da entrega de material impresso.

Além do Paraná, nove estados foram procurados pela Folha, em todas as regiões do país. Apesar de não haver números fechados, de maneira geral, as secretarias de educação dos estados em que a EAD está funcionando neste período confirmaram que já há um acréscimo de alunos.

Em São Paulo, o secretário municipal de educação, Bruno Caetano, admitiu que já começou a ocorrer uma migração de alunos da rede particular para a pública.

“Decidi migrar para a escola pública para priorizar nossa saúde mental e emocional, além da financeira”, conta a jornalista Camila Raugust, 41, que sustenta sozinha a filha de nove anos. Até março, a criança estudava num colégio particular de Porto Alegre (RS).

Autônoma e ligada ao setor de eventos, Camila sofreu uma queda na renda no primeiro semestre do ano, o que tornou mais difícil o pagamento da mensalidade de R$ 1.500. Graças a indicações de outras mães, ela escolheu um colégio estadual perto de casa.

“Saímos de lá com planos de reforçar a biblioteca, ajudar em reformas dos espaços e tudo que for possível, pois sabemos que o ensino público tem várias necessidades”, aponta.

Apesar do movimento, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba (Sinepe/PR) avalia que o volume da migração não é significativo diante dos cerca de 480.000 alunos da rede privada do estado.

“A gente está trabalhando para não perder estudantes. A nossa filosofia é o diálogo com a família, chamar para perto, não só dando ajuda financeira ou desconto”, explica Esther Pereira, presidente da entidade.

“Está pegando o lado emocional neste momento, os pais estão sofrendo muito, perdendo emprego, renda”, complementa.

A saída de alunos da rede particular já forçou as instituições a obrigarem os alunos e responsáveis a apresentarem atestados de vaga na escola pública, depois de constatados casos de famílias que estavam deixando os filhos sem ensino formal no período de pandemia.

Esther destaca que a migração não é indicada nesse período, pois além da mudança de metodologia e didática, o aluno tem que se adequar às diferenças no ensino à distância, dificultando ainda mais a adaptação.

“Ir para a escola pública é um sofrimento muito grande nesse momento, a família tem vínculo com a escola em que o estudante estava”, avalia.

De acordo com a secretaria estadual de educação, por enquanto, a rede pública no Paraná está dando conta das novas matrículas, graças ao ensino à distância.

Diretora de planejamento e gestão escolar, Adriana Kampa destaca que o estado ainda possui cerca de 100 mil vagas presenciais disponíveis. “Mas não vai ter lugar no momento ou na instituição que o pai escolhe”, alerta.

Ela aponta, no entanto, para uma provável falta de lugares nas turmas presenciais se houver o retorno dos alunos às escolas ainda durante o período de pandemia, devido às medidas de distanciamento social a serem observadas.

Para facilitar a transferência, o governo estadual reforçou o trabalho nos núcleos regionais, que estão divulgando uma nova ferramenta online para ajudar as famílias. Ao todo, 1,03 milhão de alunos estão matriculados na rede pública de ensino do Paraná, de acordo com a Sinopse Estatística da Educação Básica de 2019.

Deixe seu comentário: