Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Oito casos de pacientes diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo, foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde da Pública (Lacen) em três municípios da Bahia: Salvador, Feira de Santana e Camaçari.
Segundo informações da Sesab, são cinco pacientes homens e três mulheres, com idades ente 13 e 91 anos. Não há registros de óbitos.
Além desses casos, as prefeituras de Senhor do Bonfim e Jaguarari, que ficam no norte da Bahia, também anunciaram três casos. No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não confirma pacientes nesses municípios.
A orientação da Sesab é que as pessoas se previnam com o uso de máscaras e que procurem unidades de saúde caso apresentem sintomas de co-infecção.
“É muito importante a prevenção, lembrar que a síndrome gripal e o Covid se espalham se a gente não usar máscaras”, afirmou a Secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim.
Os casos anunciados no norte da Bahia foram detalhados pelas Secretaria de Saúde dos municípios. De acordo com a Prefeitura de Senhor do Bonfim, a paciente tem 35 anos, que está com sintomas leves, tomou as duas doses da vacina CoronaVac. A mulher se recupera em casa e é monitorada pela Secretaria de Saúde do município.
Já a Prefeitura de Jaguarari confirma dois casos na cidade. De acordo com a enfermeira e diretora da Vigilância Epidemiológica do município, Ada Rodrigues, o primeiro foi confirmado na segunda-feira (3) por meio de exame laboratorial particular.
Ada Rodrigues ainda informou que o paciente é um homem de 47 anos, que trabalha em uma empresa particular, e foi encaminhado para o Hospital Memorial, em Petrolina.
A Prefeitura de Jaguarari disse que a segunda paciente é uma mulher de 22 anos. Ela se recupera em casa e é monitorada pelo órgão.
Como saber se estou infectado?
As duas infecções podem ser inicialmente confundidas por causa da semelhança dos sintomas. A única forma de identificar é com testes para Covid-19 e Influenza.
A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus Influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença, como febre alta, tosse, dor de garganta, coriza e congestão nasal.
Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do 7° dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória. Os sintomas mais comuns do coronavírus são dor na garganta, no corpo, congestão nasal e dores estomacais e diarreia.
Com informações do G1