Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

50000000
No comando: Momentos de Luz

Das as

rosario
No comando: Terço dos Homens

Das 06:00 as 06:30

indice
No comando: Acorda Sertão

Das 06:00 as 08:00

boi-na-faixa
No comando: Boi na Faixa

Das 06:30 as 08:00

whatsapp-image-2023-05-13-at-11-56-18
No comando: A vida em foco

Das 08:00 as 08:30

am6212
No comando: Momento do Rei

Das 08:00 as 09:00

bdc
No comando: Bom Dia Comunidade

Das 08:00 as 09:00

nilton-show
No comando: Sábado Show

Das 10:00 as 12:00

cotidiano
No comando: Cotidiano

Das 10:30 as 11:30

logo-alcoolicos-anonimos
No comando: A.A Alcoólicos Anônimos

Das 11:00 as 12:00

A escola municipal Furtado Leite, na comunidade Pereiros, em Nova Russas (CE), recebeu a primeira das 5 mil cisternas que serão construídas em escolas públicas rurais do Semiárido até 2016
No comando: Nossa Terra Nossa Gente

Das 11:00 as 12:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 12:00 as 18:00

maxresdefault
No comando: Programa Show da Fé

Das 13:00 as 13:30

No comando: Programa Palavra Profética

Das 13:30 as 13:00

sabadao-pop
No comando: Sabadão Pop

Das 14:00 as 16:00

14522881_1694172120904856_8712305315181736338_n
No comando: No Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

terreira-da-fazenda
No comando: Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

viola-minha-viola
No comando: Viola minha viola

Das 14:00 as 16:00

whatsapp-image-2024-04-14-at-12-10-31
No comando: Negratitude

Das 16:00 as 18:00

alessandro
No comando: Interligados

Das 16:00 as 18:00

conexao
No comando: Conexão Jamaica

Das 18:00 as 20:00

aroeira
No comando: Podcast Aroeira

Das 18:15 as 17:00

hora-de-correr-lindos-exemplos-de-sites-de-esporte-00
No comando: ZABELÊ ESPORTE

Das 18:15 as 19:00

blog-617
No comando: A Voz do Brazil

Das 19:00 as 20:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 20:00 as 00:00

biblia
No comando: O Evangelho nos fala Hoje

Das 20:00 as 20:15

pascom
No comando: Ritmo Pastoral

Das 20:15 as 20:45

pm
No comando: Programação Livre

Das 21:00 as 00:00

tovinho-regis
No comando: Blues da Zabelê

Das 21:00 as 23:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 22:00 as 00:00

alto-astral
No comando: Alto Astral

Das 09h30min as 11h

Hospital Universitário da Univasf apoia o Maio Amarelo

Compartilhe:
acidentes

Quem não conhece um amigo, parente ou vizinho que já sofreu um acidente de trânsito? Segundo dados do Ministério da Saúde, ocorrem cerca de 40 mil mortes por ano no trânsito, sendo considerada uma realidade alarmante no Brasil.

Além do desfecho fatal, estes acidentes podem deixar lesões graves, incapacidades físicas, além de transtornos que se estendem também aos familiares. Entretanto, um aspecto chama a atenção: a maioria deles seria evitável.

Por isso, com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, a campanha do Maio Amarelo. O tema esse ano é “No trânsito, escolha a vida”, conceito que enfatiza a importância das escolhas corretas para a redução dos acidentes, e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) apoia esse movimento. A estatal gerencia hospitais universitários que recebem diariamente vítimas de acidentes de trânsito oferecendo um atendimento qualificado para a reabilitação, seja do ponto de vista físico ou psicológico.

Referência em politraumatismo – Em Petrolina (PE), o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) é referência em politraumatismo, recebendo muitas vítimas de acidentes de transporte terrestre. Só no primeiro trimestre deste ano, foram 1.973 vítimas atendidas, sendo 1.494 de motocicletas, 192 de bicicletas e 96 de carros. O Hospital é também unidade sentinela de notificações destes acidentes no estado de Pernambuco, cujos dados alimentam a Secretaria Estadual de Saúde.

O atendimento do HU-Univasf objetiva dirimir os impactos para o paciente nos mais diversos âmbitos, por isso a importância da atuação de uma equipe multiprofissional. “O acompanhamento enquanto estão internados é voltado não só para o paciente, mas se estende também à família”, reforça Alecrides Alencar, psicóloga do HU-Univasf.

Os pacientes recebem assistência psicológica de acordo com o que demandam. “Alguns deles são casos que envolvem vítima fatal que ainda não é de conhecimento do paciente, seja da sua família ou da outra família que foi envolvida, que precise ter a comunicação de más notícias; quando há amputações traumáticas ou que aconteceram com a evolução do quadro clínico; se tem uma demanda psicossocial por envolvimento com uso e abuso de substâncias lícitas e ilícitas, que podem, inclusive, ter sido a causa do acidente; quando há trauma psíquico por conta do longo período de internação, distância familiar e outros”, elencou a psicóloga.

Referência em atendimento Buco-maxilo-facial -No âmbito hospitalar, os acidentes de trânsito demandam uma assistência que envolve vários setores, não só a traumato-ortopedia. Exemplo disso, é o atendimento oferecido em São Luís (MA) pelo Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh), através do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, que, inclusive, é referência para todo o Estado.

Um dos atendimentos realizados pelo serviço é o de traumas decorrentes de acidentes de trânsito. “Os ossos da face são mais finos e a região é mais vascularizada, ou seja, a cicatrização dá-se muito precocemente, por isso não podemos prolongar muito o primeiro tratamento. Dessa forma, os pacientes de trauma têm prioridade, em detrimento de casos como patologia e deformidades, estas últimas podendo ser congênitas ou do desenvolvimento”, explicou o cirurgião buco-maxilo-facial, Paulo Rabelo.

Por não ser um hospital de Urgência e Emergência, os pacientes chegam referenciados via Central de Marcação de Consultas e Exames do Município (Cemarc).  Por isso, em muitos casos, não são tratados no hospital uma fratura recente, mas as sequelas delas. “O investimento biológico no paciente é maior. O paciente que incialmente seria tratado apenas com o realinhamento e a fixação dos ossos, vai precisar de um pedaço de osso de outra área sendo enxertado para remodelar a área que foi perdida”, explicou Paulo.

O cirurgião reforça que 99,9% dos traumas faciais são tratados no âmbito de centro cirúrgico. Por mês, a média estimada de casos que precisam de tratamento cirúrgico é de 15 pacientes. O HU-UFMA, inclusive, possui a primeira e única Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Estado. Atualmente, seis residentes estão se capacitando para atuar desde o diagnóstico de pequenas lesões bucais e dentários até o tratamento em nível hospitalar dos traumatismos faciais e deformidades dento-faciais.

Centro de Reabilitação -Em Uberaba, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM/Ebserh) possui um anexo no qual funciona o Centro de Reabilitação (CR).  Ele trabalha com atendimento ambulatorial de pacientes com sequelas duradouras ou passageiras de doenças ou acidentes, sendo referência nesse atendimento para 27 municípios.

A assistência oferecida no Centro é caracterizada pelo atendimento multiprofissional e interdisciplinar. Alessandra da Cunha, fisioterapeuta que atua no CR do HC-UFTM, descreve quais as principais sequelas atendidas decorrentes de acidentes de trânsito. “As principais são as lesões do aparelho locomotor como fraturas de membros, comumente as de membros inferiores, desde as simples até as complexas, traumas de coluna vertebral e lesões neurológicas por traumatismos medulares e cranianos, as quais podem gerar sequelas motoras e/ou neurológicas permanentes”, relatou a fisioterapeuta.

Alessandra destaca ainda que esses pacientes em sua maioria são jovens em idade produtiva e que a reabilitação envolve também outras questões importantes “Temos as questões sociais, pois o indivíduo precisa ser afastado do serviço, diminui sua renda e ainda, por consequência, onera o Estado.”

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Deixe seu comentário: