Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), através do presidente José Moacir dos Santos, recebeu na última terça-feira (04), o diploma de Amigo dos Povos Originários e das Comunidades Tradicionais, pelo apoio às atividades destinadas ao empoderamento e formação para a cidadania e a melhoria da qualidade de vida dessas populações.
A missão do Irpaa surgiu a partir de vivências das comunidades tradicionais, como aponta Moacir “A proposta de Convivência com o Semiárido que o Irpaa defende de terra solta, comunidades, extrativismo, criação de animais, Caatinga em pé. A gente aprendeu dessas comunidades, pois esse é o jeito de viver aqui no Semiárido, é o jeito mais apropriado. Então, o que a gente faz é dar voz a uma proposta que eles desenvolveram ao longo dos séculos”.
Moacir destaca ainda a importância das comunidades tradicionais e povos originários ocuparem outros espaços e terem seu valor reconhecido “A parceria do Irpaa com as comunidades é de todo dia, o novo é que agora a gente conseguiu levar a Convivência com o Semiárido e as comunidades tradicionais de Fundo de Pasto para dentro das universidades, para dentro dos ministérios, para dentro das políticas públicas. Então, esse diploma é uma prova de que estamos avançando nesse sentido”.
A homenagem foi concedida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) através do Centro de Recondicionamento de Computadores- projeto apoiado pelo Ministério das Comunicações.